As fases do esquema devem ser seguidas e concluídas na ordem abaixo:
Quando as fases estiverem concluídas, uma carta de confirmação deve ser obtida da empresa confirmando os dias DP no mar. Um modelo para esta carta está disponível no site do Instituto Náutico. Observe que o novo esquema possui uma carta de modelo diferente do esquema antigo, pois mais informações devem ser verificadas esse novo esquema.
O prazo de treinamento foi reduzido de cinco para quatro anos para o novo esquema, assim como foi reduzido também a quantidade de Dias DP necessários para certificação.
Se você iniciou o esquema após 1 janeiro de 2015 ou transferiu do antigo esquema, você se encaixa no novo esquema offshore. Isso significa que um dia de DP agora é contado como um mínimo de duas horas na mesa de DP por dia.
Os seus dias DP devem ser assinados pelo comandante do navio. Cada registro de tempo de mar registrado também deve ser rubricado individualmente pelo mesmo Comandante cujos dados e assinatura aparecem na parte inferior de cada página. As entradas que não foram assinadas não podem ser contadas para os 120 dias necessários de dias DP no mar.
Se você for o DPO trainee e o Comandante bordo, poderá assinar seu próprio seatime no logbook. O DPO certificado precisará assinar as tarefas e você poderá assinar como o Comandante abaixo de cada uma das seções da tarefa.
Não. O requisito é que os últimos 30 dias de DP atendidos sejam em um navio DP2 / 3. Caso você possua dias DP suficiente para se qualificar para um certificado DP ilimitado, mas assine com os seus últimos 30 dias DP a bordo de um navio DP 1, você receberá um certificado DP limitado. Isto se deve ao fato de que um Comandante a bordo de uma embarcação DP1 não pode atestar sua competência como operador de DP a bordo de uma
Embarcação DP2/3, pois ele não teria testemunhado o manuseio do equipamento a bordo desta classe de embarcação.
Se você deseja receber um certificado DP ilimitado, siga um destes procedimentos:
O novo esquema offshore requer 120 dias de DP. Observe que você deve concluir um mínimo de 2 horas na mesa do DP para contar como 1 dia.
Qualquer tempo ganho além dos 60 dias no mar DP entre os cursos Básico e Avançado será normalmente contabilizado para o requisito total de 120 dias DP. Contudo, o candidato deve completar pelo menos 30 dias de DP no mar após o curso Avançado e obter a Declaração de Adequação assinada pelo Comandante do último navio para enviar seus documentos ao Instituto Náutico. Observe também que nenhum tempo passivo pode ser usado na Fase D e no máximo 30 dias passivos de DP podem ser usados na fase B.
PRATICANTES: Se entrar no esquema como praticante, apenas os 60 dias DP antes do curso Avançado são contabilizados antes da emissão do certificado STCW.
No nosso Centro de Treinamento possuímos toda a estrutura e requisitos para quem deseja se tornar um DPO de excelência!
Caso você não passe de primeira, você terá mais duas tentativa. A primeira ocorre dentro de até 96 horas no mesmo Centro de Treinamento. Caso seja necessária uma terceira tentativa, você tem seis meses para refazer o exame e isso pode ser feito em qualquer Centro de treinamento.
Ativo – com thrusters, sob a orientação de um DPO certificado pelo Instituto Náutico
Passivo – sem thruster sob a orientação de um DPO certificado pelo NI
Lembre que você só pode registrar um máximo de 30 dias passivos de DP e estes devem ser registrados apenas na Fase B. O tempo passivo não pode ser contado na Fase D.
Não. O tempo deve ser ativo ou passivo. O tempo em docagem não pode ser contado.
Sim. O curso de Sea Time Reduction (STR) pode reduzir a quantidade de dias DP a ser concluído para o novo esquema offshore. Este curso só pode ser realizado após o curso Avançado e deve ser seguido de 30 dias de DP a bordo de um navio DP classificado.
Observe que, se você for praticante, não poderá reduzir seu tempo com este curso.
Não. Para garantir seu certificado limitado ou ilimitado, deverá completar 120 dias DP a bordo de um navio classificado.
Não. Todas as datas que foram alteradas com corretivo serão desconsideradas. Se houver um erro simples, passe uma linha sobre o erro, escreva o certo e peça a rubrica do Comandante ao lado da correção, para mostrar que ele está ciente disso.
Se você não tiver certeza, entre em contato com o departamento de DP (dp@nautinst.org) para obter mais esclarecimentos, se necessário, antes de enviar seus documentos.
Infelizmente, todo o sea time que está sendo registrado para a certificação precisa ser confirmado em uma carta da empresa.
É necessário que TODAS as etapas de treinamento sejam concluídas em quatro anos.
No momento da aplicação, qualquer etapa (dentro das fases A, B, C, D e E) do esquema não concluída dentro do período de quatro anos terá que ser refeita.
Não. Suas informações do novo curso básico podem ser adicionadas ao seu logbook antigo.
Sim. O Instituto Náutico agora emite uma data de validade em todos os certificados. O certificado será válido por um período de cinco anos. No final dos cinco anos, você precisará revalidar este certificado com o curso DP REVALIDATION. Verifique se, durante os cinco anos, você deve registrar seu tempo de DP para usar para revalidação.
Sim. Você deve continuar registrando seu tempo em seu diário de bordo, pois precisará fornecer evidências de horas DP quando for revalidar o certificado.
Cada item de tarefa deve ser concluído e assinado pelo DPO certificado a bordo do navio que
foi designado para supervisionar você. Se o Comandante é o DPO certificado designado a bordo, ele deve assinar cada item individualmente. Se não houver DPO certificado a bordo do navio, as tarefas não poderão ser concluídas nesta embarcação.
Se você é o DPO trainee e também o Comandante a bordo, o DPO certificado precisará assinar as tarefas e você poderá assinar como Comandante abaixo de cada uma das seções de tarefas assim que forem completadas.
É necessário um mínimo de 60 dias em embarcação DP2 ou DP3 para atualizar de um certificado Limitado para um certificado ilimitado. Esse tempo deve ser concluído após a data de emissão do certificado limitado. A declaração de adequação preenchida (há uma página designada no diário de bordo da NI para esse fim) e a Carta de confirmação da empresa comprovando o tempo a bordo também são obrigatórias.
Você precisará ter completado 120 dias DP a bordo de uma embarcação classificada como DP, que é o equivalente ao tempo mínimo necessário para o treinamento normal. Caso você possua dias DP em uma embarcação Unclassed, pode usar esses dias na aplicação para do certificado limitado/ilimitado. Porém, um mínimo de 60 dias deve ser refeito. Por exemplo:
Conversão para certificado limitado / ilimitado – podem ser usados esses 50 dias DP, mas 70 dias devem ser concluídos em uma embarcação DP.
Conversão para certificado limitado / ilimitado – 85 dias DP podem ser usados, mas o mínimo de 60 dias DP devem ser concluídos em uma embarcação DP (embora faltasse 35 dias para completar 120).
Uma nova Declaração de adequação precisará ser assinada no final deste período e uma carta confirmação da empresa comprovando seus dias DP.
Quando todas as fases tiverem sido concluídas, você precisará acessar sua conta e se inscrever on-line para a conversão.
Não. Para atualizar um certificado limitado, você deve completar no mínimo 60 dias DP2 ou DP3 a bordo.