CAM, TAM e ASOG: Você conhece a diferença?
Entenda as principais diferenças dessas ferramentas para uma operação DP
Algumas ferramentas são utilizadas como guias antes e durante uma operação DP.
Ter o conhecimento da funcionalidade de cada uma é de extrema importância para garantir uma operação segura e o cumprimento das legislações necessárias para sua operação.
Nesse post, você irá conferir as principais diferenças entres esses três importantes documentos: o CAM, TAM e ASOG. Ressaltamos que, toda informação aqui contida, foi retirada da IMCA M 220 Rev.2. Lembrando que a IMCA M 220 sofreu sua segunda revisão em janeiro de 2021.
CAM em inglês significa Critical Activity Mode. Ou seja, seria a definição do modo mais crítico de atividade da embarcação. Ele define a configuração mais tolerante a falhas em um sistema DP e equipamentos correlatos. As embarcações, no geral, possuem apenas um modelo de CAM, e para embarcações com DP classe II ou III, ele assegura que a embarcação não exceda seu WCFDI (Worst Case Failure Design Intent).
CAM x CAMO:
CAM é a ferramenta propriamente dita e o CAMO é a tabela de consulta do CAM.
TAM em inglês significa Task Appropriate Mode. Seu propósito é bastante similar ao CAM, porém, ele é formulado para operações que podem correr um certo grau de risco, não causando danos para a tripulação, embarcação, meio-ambiente ou adjacências.
No geral, o TAM é aplicado quando a análise de risco assegura que as consequências de exceder o WCF (Worst Case Failure) da embarcação são aceitáveis e seguras.
As duas principais razões para se operar em TAM são:
– Maior economia de combustível e
– Economia de equipamentos enquanto operando em DP.
Exemplo de utilização do TAM: embarcação em DP fora da zona dos 500m
O layout de uma tabela TAM é bastante similar com a CAM. A seguir, confira um modelo de uma tabela CAM/TAM. Ela possui indicação de apenas duas cores: verde e azul. Sendo verde o status normal e azul o status consultivo.
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ASOGFerramenta utilizada durante uma operação DP para estabelecer os limites operacionais de acordo com a performance dos equipamentos da embarcação e condições climáticas.
Diferentemente do CAM, uma embarcação pode possuir diferentes tipos de ASOG para cada tipo de operação, unidade, campos e afins.
O WSOG (Well Specific Operating Guidelines), FSOG (Field Specific Operating Guidelines) e LSOG (Location Specific Operating Guidelines) são documentos de conceitos equivalentes ao ASOG, porém aplicados para setores específicos do offshore.
Para efetuar a elaboração do ASOG, os seguintes itens devem ser verificados:
– A capacidade técnica da embarcação para sua atividade específica;
– Identificação do CAM/TAM da embarcação (se aplicável);
– Compreensão da capacidade de manter posição da embarcação seguindo seu pior caso de falha (WCF);
– Condições do meio ambiente em relação ao local de operação;
– Consequências de perda de posição ou aproamento.
A seguir, confira o modelo de uma tabela ASOG. Ela possui indicação de 4 cores para 4 status distintos. Sendo eles:
Verde – Operação normal
Azul – Status consultivo
Amarelo – Status degradado
Vermelho – Status de emergência
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CONCLUSÃOA compreensão das principais diferenças entre as ferramentas citadas nesse post garante a você um maior entendimento da operação DP.
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