
O artigo de hoje é sobre a agulha giroscópica, que é um dos sensores de DP e é a agulha mais utilizadas nos navios para obter sua proa.
O que é a agulha giroscópica e como funciona?
A agulha giroscópica é um tipo de compasso não magnético que é baseado em um disco de rotação rápida e rotação da Terra para encontrar automaticamente a direção geográfica.
Uma agulha giroscópica é feita a partir de um giroscópio alinhado com os meridianos terrestres. Esta agulha indica o norte verdadeiro, uma vez que consegue medir o ângulo entre a proa do navio e o eixo de rotação do giroscópico que oscila em torno do seu eixo vertical.
É importante atentar que nas altas latitudes a velocidade do navio aproxima-se da velocidade tangencial da Terra, o que leva à introdução de erros na giro. Esses erros são corrigidos em latitude e velocidade.
Relação da Giro com o Sistema DP
A agulha giroscópica é o sensor mais importante do sistema DP. É ela que fornece informações aos computadores do sistema DP sobre o rumo da embarcação. Isso permite determinar o rumo real, o rumo desejado e a razão de guinada.
Se três giros forem instaladas, o sistema de DP podrá usar duas destas para comparar e detectar uma falha de giroscópio e fornecer uma advertência apropriada ao DPO. Três giroscópios são normalmente instalados em embarcações que atendem aos equipamentos de DP Classe 2 ou Classe 3.
Se duas giros forem instaladas à bordo e uma delas falhar, deve-se fazer a comparação com a agulha magnética.
A embarcação deve ser capaz de controlar a posição e a direção dentro de limites aceitáveis diante de uma variedade de forças externas. Se essas forças forem medidas diretamente, os computadores de controle podem aplicar uma compensação imediata. Um bom exemplo disso é a compensação das forças do vento, onde uma medição contínua está disponível nos sensores de vento.
O número de referências de posição ativadas depende de vários fatores. Em particular, o nível de risco envolvido na operação, o nível de redundância sensível à operação, a disponibilidade de referências de um tipo adequado e as conseqüências da perda de uma ou mais referências de posição.

Vantagens da agulha giroscópica
- Apontar para o norte verdadeiro, não sendo dependente do magnetismo da Terra nem de ferros existentes à bordo;
- Ser mais precisa;
- Poder ser utilizada em maiores latitudes;
- Não é afetada por objetos magnéticos
- Pode ser agregada a outros equipamentos como o radar, piloto automático, entre outros;
Desvantagens da agulha giroscópica
- Necessidade de energia elétrica
- Maior necessidade de manutenção
- Está sujeita às avarias próprias de equipamentos elétricos
Grande abraço e bons ventos!